
Na obra "Do limão, uma limonada: as respostas dos líderes à pandemia", líderes de diversos segmentos relatam as dificuldades, os acertos e os ensinamentos obtidos no período
O livro "Do limão, uma limonada: as respostas dos líderes à        pandemia", lançado por Júlio Cesar Goulart Lanes, reúne um        compilado de depoimentos de grandes empresários brasileiros sobre        o período da Covid-19 no Brasil. Em 291 páginas, 160 expoentes do        mundo dos negócios respondem a três perguntas: as dificuldades        enfrentadas, os principais acertos e as lições tiradas desse que        foi um dos períodos mais obscuros da história recente.
      O livro traz, por exemplo, a reflexão de José Galló, presidente        do Conselho de Administração da Renner, que pontuou sobre o enorme        desafio que foi para uma empresa do varejo ter suas lojas fechadas        e a impossibilidade de escoação dos estoques nos centros de        distribuição. Porém, destacou positivamente a implementação de uma        política de proteção aos fornecedores, com adiantamento de        recursos.
      Eduardo Bier, presidente da Associação Hospitalar Moinhos de        Vento, também contribuiu com a obra e falou sobre os desafios de        estar à frente de um grande hospital no enfrentamento de uma        pandemia, e como contornaram questões como o afastamento de        médicos por contaminação e burnout, além da difícil busca por        profissionais qualificados para o atendimento especializado.        "Antes da pandemia tínhamos 60 leitos de UTI. No pico da Covid,        chegamos a 170 leitos, demandando cerca de 600 pessoas", revela.
      Já Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de        Administração da Magazine Luiza, falou sobre como foram obrigados        a rapidamente se adaptar a uma nova forma de trabalho exigida pela        necessidade de distanciamento físico, ressaltando a importância da        comunicação clara e da tecnologia para auxiliar nesse processo.
      De acordo com Júlio Cesar Goulart Lanes, sócio-fundador do        Andrade Maia Advogados e organizador do livro, "a pandemia foi um        dos momentos mais adversos da nossa história e deixou algumas        lições. "Tudo que aconteceu, evidentemente, só vamos compreender        de fato daqui a muito tempo. Esse livro serve para mostrar que        todo cenário de crise é também oportunidade de aprimoramento,        transformação e criatividade. Buscamos fazer um registro        histórico, trazendo a visão de diferentes segmentos e de que forma        os líderes adaptaram e conduziram seus negócios em meio a um        cenário tão adverso e sem precedentes", comenta.
      O livro será distribuído gratuitamente nas principais        bibliotecas de universidades públicas e privadas do Brasil. A        versão digital ficará disponível através da landing page e nas        redes sociais do Andrade Maia Advogados. "O livro é um presente        que queremos dar à sociedade, pois acreditamos que as lições que        aprendemos serão valiosas para o enfrentamento de toda e qualquer        crise que possa vir no futuro", afirma Júlio.
      Sobre o Andrade Maia
      O Andrade Maia Advogados é um escritório de advocacia        empresarial com foco nas áreas tributária, cível, societária e        trabalhista. Com atuação em todo território nacional, conta com        mais de 400 integrantes, 55 sócios, distribuídos em quatro sedes:        São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Salvador.
    



